CONHEÇA OS 10 PRINCÍPIOS PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS – LGPD

  • 10 requisitos para tratar dados pessoais LGPD
    LGPDLei Geral de Proteção de Dados Pessoais, determina como os dados devem ser tratados e protegidos no Brasil, tanto no âmbito digital, como fora deste, por empresas ou órgãos públicos, permitindo que os cidadãos tenham mais controle sobre seus dados, especialmente sobre o modo como são usados.

    O QUE SÃO CONSIDERADOS DADOS PESSOAIS?

    Segundo a LGPD, dado pessoal é toda Informação relacionada a pessoa física, que a identifica ou a torna identificável. Por exemplo: o nome, e-mail, RG, CPF, endereço, IP, Cookie de navegação são considerados dados pessoais porque identificam ou possibilitam a identificação de pessoas.

    É só no meio físico/offline que a LGPD vale?
    Por exemplo, se eu coleto dados pessoais usando um ficha de inscrição, eu tenho que me adequar as exigências da LGPD? – Sim! Inclusive as recepções de condomínios que recolhem dados pessoais para fins de segurança? – Com certeza! TODA empresa, pública ou privada, que coleta dados pessoais que identificam ou tornam identificável uma pessoa.

    Mas o meu site não precisa, certo?
    O meu site, que usa Cookie de navegação e um formulário de contato que pede nome, e-mail e telefone, precisa adequar-se a LGPD? – Sem dúvidas! Você terá que adequar seu site ou ECommerce conforme as exigências da lei.

    DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS E DADOS PESSOAIS SÃO A MESMA COISA?

    Não. Os dados pessoais sensíveis, pelo potencial discriminatório que apresentam, de acordo com a proposta em questão, deve ser protegidos de forma mais rígida. O que podemos considerar como sendo dados pessoais sensíveis? Todo dado pessoal sobre:

    • Origem racial ou étnica;
    • Convicção religiosa;
    • Posição política ou filosófica;
    • Filiação a sindicato ou organização de caráter religioso;
    • Informação sobre saúde ou vida sexual;
    • Dado biométrico;
    • Informação genética ou biomédica.

    E DADOS ANONIMIZADOS?

    De forma quase oposta à ideia de identificação, os dados anonimizados (ou anônimos) são dados que se referem às pessoas, mas não as identificam – dados estatísticos, por exemplo. Em resumo, um dado anônimo, mesmo que se refira a uma pessoa (ou grupo de pessoas), não permite identificar o titular. 

    OS 10 REQUISITOS PARA TRATAR DADOS PESSOAIS

    Lei Geral de Proteção de Dados exige que os dados pessoais sejam tratados de forma lícita e transparente. Além de informar e garantir, ao cidadão, o cumprimento acerca de como seus dados pessoais estão sendo tratados. E estabelece 10 medidas:

    1. FINALIDADE

    LGPD exige que exista uma finalidade específica para tratamento dos dados pessoais. A empresa não pode simplesmente coletar os dados pessoais para fins indefinidos. Além disso, a empresa deve informar o titular dos dados, de forma clara e objetiva, porque está coletando e como está usando os dados dele. E não pode alterar o motivo após informá-lo.

    2. ADEQUAÇÃO

    A empresa deve coletar apenas os dados que sejam compatíveis com o contexto e a finalidade informada ao titular dos dados. Por exemplo, caso os dados coletados sejam para efetivar inscrição num curso, você deve garantir ao titular que os dados serão usados apenas para finalidade de matrícula formal no curso e cumprimento de legislações específicas.

    3. NECESSIDADE

    Os dados pessoais devem ter o volume apropriado, estar adequado ao propósito e não ultrapassar a quantidade necessária para realizar o tratamento de dados. Ou seja, além de garantir que os dados são adequados, o controlador, ou seja: a empresa, deve obter apenas o mínimo necessário de dados pessoais para realização de suas finalidades.

    4. LIVRE ACESSO

    A empresa deve oferecer acesso livre e gratuito para que o titular consulte seus dados, a forma como está sendo tratado e o tempo que será tratado.

    5. QUALIDADE DOS DADOS

    O titular pode conferir se os seus dados são exatos, claros, relevantes e atualizados de acordo com a necessidade e cumprimento da finalidade do tratamento. A empresa deve garantir que os dados pessoais são exatos e estão atualizados, tendo em conta as finalidades para as quais são tratados, e corrigi-los caso seja necessário.

    6. TRANSPARÊNCIA

    A empresa deve garantir, ao titular, informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre como o tratamento é feito e os agentes responsáveis pelo tratamento. Os segredos comercial e industrial não são necessários apresentar, neste caso.

    7. SEGURANÇA

    A empresa deve apresentar garantias técnicas e  administrativas adequadas para garantir a segurança dos dados pessoais, incluindo a proteção contra o seu tratamento não autorizado, ilícito, contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, adotando as tecnologias adequadas.

    8. PREVENÇÃO

    Além da segurança, é essencial que a empresa apresente as medidas adotadas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais.

    9. NÃO DISCRIMINAÇÃO

    A coleta de dados pessoais não pode ser usada para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos.

    10. RESPONSABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS

    Além de cumprir os outros nove critérios, a empresa deve assegurar-se de provas, medidas eficazes e capazes de comprovar o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas.

    EXEMPLO PRÁTICO

    Imagine que a sua empresa é uma agência de viagens. Quando você coletar os dados pessoais dos seus clientes, deve explicar em linguagem clara e simples o motivo pelo qual precisa dos dados dele, de que modo os utilizará e durante quanto tempo pretende guardá-los. O tratamento deve ser realizado de forma que respeite os 10 requisitos fundamentais da proteção de dados pessoais. 

    REFERÊNCIAS

4 MOTIVOS PARA SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ADOTAR O OFFICE 365

Ser dono de um escritório de advocacia é sonho de muitos profissionais da área, uma vez que existe uma certa autonomia para gerir o seu próprio negócio e de implementar as próprias decisões sem precisar recorrer a hierarquia para realiza-las. Essa independência permite que os advogados tenham liberdade para autonomia de conquistar novos clientes e de trabalhar no ramo em que considerar adequado.  Além disso, ser um empreendedor em seu próprio escritório contribui para uma experiência profissional vista de um novo ângulo, com uma grande carga de aprendizado que se traduz em um diferencial de mercado.

Modernizar o seu escritório de advocacia é essencial para se destacar nesta área e ganhar o destaque merecido. A nuvem da Microsoft é a escolha perfeita para quem deseja modernizar-se e garantir que todos os dados sensíveis da empresa estejam seguros. Quer um exemplo?

A quantidade de arquivos dentro de um escritório é muito grande, afinal, são muitos processos a serem consultados e muitos materiais a serem estudados. Se os arquivos de sua empresa estiverem apenas em lugares físicos – arquivos, pen drives e servidores físicos –, você pode colocar muito trabalho a perder. A nuvem da Microsoft é segura e, por trás dela, existe um data center preparado para proteger com máxima eficiência os dados sensíveis das empresas.

Office 365 pode te atender perfeitamente nesse sentido: é o Office que você já conhece, só que na nuvem, que permite a você e a seus colaboradores acessarem o Excel, Word, PowerPoint a qualquer momento, de qualquer lugar. Se você estiver em campo, não perde mais oportunidades de negócio por conta de uma planilha que ficou no escritório: você tem tudo em mãos, facilmente editável, a um clique, seja no seu celular, tablet ou desktop.

Seus colaboradores também podem editar, ao mesmo tempo, a mesma planilha, aumentando a colaboração e a produtividade. O resultado? Menos tempo para finalizar um trabalho que, antigamente, levaria horas para ficar pronto.

Para os que já conhecem outras soluções parecidas no mercado, atentem-se para os diferenciais inovadores:

1 – INTEGRAÇÃO E COMPATIBILIDADE

Você já tentou aplicar alguma fórmula do Excel ou comando em outra ferramenta online que não era compatível? Com o Office 365 você não tem esse tipo de problema. As ferramentas foram estruturadas para atuar de forma integrada entre si e todos os principais softwares da Microsoft como Excel, Word, Power Point, incluindo o Outlook com um e-mail personalizado e recursos eficiente para a sua empresa;

Aplicações presente no Office 365

Este nível de integração também de estende aos servidores que o pacote oferece (como SharePoint, Exchange, Skype for Business/Teams, Yammer, dentre outros). Você não precisa pagar desenvolvedor para integrar os módulos nem acabar fazendo uma “colcha de retalhos” pois as aplicações já são todas, nativamente, integradas.

2 – SEGURANÇA E CONFORMIDADE DE DADOS

Sabemos que muitas empresas têm adotado a computação em nuvem para aumentarem sua produtividade e otimizar seus processos de negócios. Por este motivo, é fundamental que o fornecedor de nuvem tenha comprometimento com a segurança e compliance dos dados na plataforma.

A Microsoft leva muito a sério este assunto e por isso segue padrões rígidos de segurança em seus data centers. O Office 365 atende uma série de padrões de segurança, como por exemplo: ISO/IEC 27018, que proíbe o uso de informações pessoais para fins de publicidade, ISO 27001 que é a norma padrão para gestão da segurança da informação, cláusulas Modelo da UE,  HIPAA e Federal Information Security Management Act.

 

Central de Conformidade e Segurança do Office 365

Além de todos esses padrões de segurança, a Microsoft disponibilizou uma série de recursos corporativos no Office 365  para que profissionais advogados e escritórios de advocacia possam atender aos mais altos padrões de conformidade:

  • Proteção de informações confidenciais com RMS que criptografa documentos sensíveis da empresa;
  • Prevenção contra vazamento de informações sigilosas com DLP
  • Processos de descoberta eletrônica de informações para litígio e investigação civil
  • Gerenciamento de todo o ciclo de vida dos documentos da empresa
  • Políticas de gerenciamento de informações
  • Regras de transporte de e-mail evitando o envio de informações de confidenciais ou conteúdo improprio
  • Logs de auditoria

3 – MOBILIDADE DO SEU ESCRITÓRIO

Sem tempo para uma reunião presencial ou teve um imprevisto de última hora? Com o melhor do Skype for Business e do Teams você se conecta por meio de mensagens instantâneas, conferência de áudio, vídeo e acompanhamento de apresentações no PowerPoint. Tudo online, como nos filmes futuristas de poucos anos atrás.

É muito comum que advogados estejam mais tempo fora do escritório do que dentro. Por isso é importante que eles continuem tendo acesso a seu e-mail corporativo, documentos e informações que teriam acesso se estivessem em suas mesas.

 

Skype for Business

Os benefícios das reuniões online proporcionam ao advogado uma otimização de toda sua logística e economiza dinheiro pois se conecta com qualquer colaborador, cliente, parceiro de negócios ou fornecedor através da internet com o Skype for Business e com o Teams, reduzindo seus custos com despesas de viagens (combustível, táxi/Uber, reservas em hotéis, passagens aéreas, etc.).

Nesse tipo de reunião a experiência é muito semelhante à uma reunião presencial. Acompanhe as possibilidades:

  • Suporte à Windows, Mac e dispositivos móveis (iOS e Android)
  • Reuniões online com capacidade para até 250 pessoas por sala
  • Chamadas de voz com áudio criptografado
  • Videoconferências em alta definição HD
  • Agendamento de reuniões online via Outlook
  • Compartilhamento de tela, programas e apresentações do PowerPoint
  • Acesso remoto entre participantes
  • Mensagens instantâneas
  • Gravação de reuniões para posterior consulta
  • Acesso de convidado sem necessidade de instalação de software
  • Área de arquivos compartilhados para todos acessarem
  • Ferramenta de votação para levantamento rápido de informações
  •  

 

Reunião Online com Skype for Business

Através do Office 365 para smartphones e tablets, os advogados conseguem acessar seus documentos armazenados no Sharepoint Online ou no OneDrive corporativo, ter acesso a seus e-mails, conversar com seus colegas de trabalho e parceiros através do Skype for Business ou Teams, além de acesso a outras ferramentas de praticamente qualquer lugar.

 

Aplicações móveis do Office 365

4 – COLABORAÇÃO E ARMAZENAMENTO

Na área jurídica, é muito comum a necessidade de se ter vários profissionais trabalhando em um mesmo documento ao mesmo tempo. Em um mesmo processo podemos ter mais de um advogado envolvido.

Já se pegou fazendo alguma destas perguntas abaixo:

  • Como controlar as várias versões de um mesmo documento que vão sendo criadas ao longo do tempo?
  • Como saber o que, exatamente, cada um alterou no documento?
  • Como manter um fluxo de trabalho produtivo com arquivos de processos vindos do tribunal ou com as petições geradas?
  • Como implementar o seu GED (Gestão Eletrônica Documental) de forma efetiva e eficaz com uma ferramenta robusta e intuitiva que me proporcione um bom armazenamento, organização e busca de documentos?
  • Com engajar meu escritório colaborando com minhas equipes em um espaço de trabalho colaborativo e controlado?

A resposta para esta pergunta é uma só: Microsoft SharePoint!

O SharePoint capacita o trabalho em equipe com sites de equipe produtivos e dinâmicos para cada equipe de projeto, departamento e divisão. Compartilhe arquivos, dados, notícias e recursos. Personalize o site para simplificar o trabalho da equipe. Colabore de forma fácil e segura com membros da equipe dentro e fora da organização, em PCs, Macs e dispositivos móveis.

Funciona como um Pen Drive virtual de 1 TB de armazenamento.você não precisa mais salvar seus arquivos na área de trabalho. Tenha uma cópia de segurança das suas planilhas com possibilidade de compartilhar para atualização simultânea.

Com o SharePoint seu escritório pode dizer adeus às pilhas de papéis e começar a trabalhar de forma digital com processos, petições e demais documentos digitalizados e indexados na plataforma para uma eficiente
busca eletrônica e recuperação de arquivos.

Otimize processos de negócios orientados que utilizam papel para Microsoft SharePoint e entregue os documentos e metadados para compartilhamento e acesso por todos os colaboradores da empresa.

Gostou?

Caso você seja um advogado ou está a frente de um escritório de advocacia e quer testar, gratuitamente, esta plataforma com todas estas opções por 30 dias, mande um e-mail para contato@markpro.com.br que agendamos uma demonstração e providenciamos uma conta de testes.

COMO ESCOLHER O MELHOR PLANO DE INTERNET PARA A SUA EMPRESA

Problemas de conectividade com a internet é uma reclamação recorrente das empresas. Não conseguir entrar em sites, plataformas e Drives são obstáculos que diminuem a capacidade produtiva dos colaboradores, gerando estresse e perda de tempo hábil. Para ajudar você e o seu negócio a terem uma estabilidade em sua conexão com a internet, a Markpro Tecnologia Inteligente elaborou este artigo, fundamental para aumentar sua eficiência e auxiliá-lo a escolher o melhor plano de internet para sua empresa.

CONHECENDO AS REDE

Desde o Modem Discado, famoso no Brasil no início dos anos 2000, diversas plataformas de conexão foram desenvolvidas. Atualmente, o panorama é de multiplicidade, com as redes LTE, 3G/4G, Wi-Fi, WiMax, ad-hoc e de cabeamento sendo utilizadas nas principais companhias do mundo. Algumas delas são melhores que as outras em quesitos específicos, o que deve levar você a listar quais as prioridades de uso da sua conexão.

IDENTIFICANDO SUAS NECESSIDADES

Sua expectativa é navegar pela internet e usar o e-mail ou precisa de Drives, backups periódicos, aplicações ERP, CRM e Nuvem? Além disso, vai hospedar seus dados em servidores externos ou pretende ter uma central na empresa? Qual o seu capital de investimento nessa área? Vai usar roteadores?  Links dedicados? Quanto tempo o seu negócio pode ficar sem conexão?

Essas questões são determinantes para uma decisão sábia sobre qual rede e provedor escolher para o seu negócio – E elas não são simples. Antes de contratar um link dedicado, você precisa ter a certeza do seu consumo real de internet e as suas principais necessidades tecnológicas. Por isso, a consultoria de uma empresa especializada e o investimento em um Suporte de TI de qualidade são os pilares para o sucesso da sua estrutura de TI.

DICAS DE USO

Enquanto você ainda não estipulou qual será a conexão da sua empresa, existem conselhos práticos que podem dinamizar sua rede:

  1. Redução do Número de Abas Abertas: Pode parecer que não, mas quanto mais guias abertas no seu navegador, mais lenta a sua conexão fica. O uso dos dados se ramifica em várias direções, impedindo um foco direto no que realmente importa para você no momento. Ao terminar uma pesquisa, é aconselhável o fechamento da aba.
  2. Atualize Seus Aparelhos: Mesmo que não sejam recentes, seus equipamentos sofrem atualizações constantes de seus desenvolvedores em prol de melhor segurança e conectividade, principalmente. Não pare de realizar os processos de evolução do seu aparelho, pois várias aplicações de rede costumam ser alavancadas em cada um deles.
  3. Tenha Senhas Fortes: Ladrões de sinal são comuns. Esses hackers costumam funcionar como sanguessugas, retirando velocidade e agilidade da sua rede para uso próprio, dificultando acessos e processamentos. É sugerido, então, uma renovação periódica de suas senhas e a disseminação dessa informação apenas entre os colaboradores.
  4. Reinicie seu Roteador: Uma das perguntas mais ouvidas quando ligamos para as centrais de atendimento é se já desligamos e ligamos o aparelho de internet. O operador não diz isso por descaso – muito pelo contrário! Roteadores, quando estão em uso contínuo, podem travar por causa do superaquecimento. Reinicia-lo manualmente, portanto, é uma recomendação com embasamento técnico, assim como deixá-lo desligado quando não houver qualquer utilidade de conexão, o que pode melhorar gradualmente sua conexão e aumentar a vida útil do dispositivo.
  5. Teste sua Velocidade de Internet: não fique apenas na dúvida se a sua conexão está abaixo do normal. Nesse caso, você pode utilizar algum tipo de teste de velocidade através de ferramentas online. Seguem algumas opções:

O PAPEL DA MARKPRO PARA ESCOLHER O MELHOR PLANO DE INTERNET

A MarkPro Tecnologia é uma das maiores empresas do Brasil no setor de terceirização de TI, com 98% de aprovação entre seus clientes. Sendo assim, através de nossa consultoria especializada, somos capazes de revolucionar o seu sistema de TI e servidores. Adequando seu uso de rede atual aos seus anseios mercadológicos, aumentando a propensão de sua empresa e suas opções de produtividade.

Ao terceirizar sua TI, cuidaremos do remanejamento da sua conexão e das suas aplicações, entrando em contato diretamente com seus fornecedores e estando sempre ao seu lado para resolver questões estratégicas, entregando o melhor Suporte Presencial e Remoto do mercado nacional. Dê um fim aos seus problemas de conexão deixando que pensemos essa parte por você.

  • Para mais materiais explicativos e soluções de problemas de TI, acesse nosso blog especializado;
  • Conheça mais a Markpro Tecnologia em https://www.markpro.com.br/

COMO ARMAZENAR E COMPARTILHAR ARQUIVOS COM FILIAIS

O crescimento de um empreendimento sempre traz consigo novos desafios. Uma questão que incomoda e gera insegurança para muitas empresas nestes momentos de transição é: como armazenar e compartilhar arquivos com filiais, funcionários remotos e correspondentes com segurança e agilidade?

Em tempos em que a transferência de arquivos parece tão facilmente possível via e-mail, dispositivos de armazenamento externos (Pendrives, HD Externos) e provedores de serviços de nuvem, elaborámos este artigo para esclarecer a importância de se utilizar uma única solução corporativa para realizar a gestão sobre esses arquivos que são armazenados e compartilhados, garantido autonomia, mobilidade, e, principalmente, a segurança de suas informações. Confira!

NUVEM CORPORATIVA

Armazenar arquivos confidenciais em seu computador é muito mais conveniente do que acumular pilhas de papéis em armários de arquivamento. Empresas em todo o mundo estão testemunhando uma enxurrada de novos serviços de computação em nuvem entrando no mercado. Embora essas ofertas estejam facilitando o engajamento e o acesso de quase todos, é importante destacar que muitas dessas soluções foram desenvolvidas para o ambiente doméstico. Por isso, faz-se necessário a escolha de um serviço de nuvem corporativo, dedicado às reais necessidades e objetivos de negócios.
Como resultado, as empresas têm maior agilidade e gerenciamento e podem armazenar e compartilhar arquivos com filiais com mais eficiência e segurança; seja entre funcionários ou fornecedores. Pois, ao contrário do servidor físico, a nuvem pode ser usada em sistema de escalabilidade. Isso significa que ela acompanha o crescimento da empresa, de acordo com o ritmo e espaço necessário. Suas vantagens e benefícios são acessíveis e adaptáveis para qualquer ramo de atuação.

A facilidade de acesso também é um fator que reflete de imediato no aumento da produtividade. Com todos os dados e informações salvos na nuvem e alocados em um data center, basta ter conexão com a internet, login e senha para acessar os dados necessários e desenvolver suas atividades. Outro ponto positivo é em relação ao backup de dados. Nesse formato, todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede, de modo automático. E, desta forma, o volume de dados gerados entre os setores e filiais podem ser gerenciados a distância e online, sem a necessidade de se utilizar pendrives ou hd’s externos.

ARMAZENAR E COMPARTILHAR ARQUIVOS COM FILIAIS UTILIZANDO O VBOX!

Foi justamente pensando na necessidade das empresas que a Markpro Tecnologia Inteligente, empresa brasileira de TI com 15 anos de mercado e centenas de clientes corporativos, desenvolveu o vBox – uma alternativa corporativa dentre as opções mais populares do mercado. Além de oferecer as características que todos já conhecem – sincronização de arquivos entre dispositivos, compartilhamento através de permissão de acesso ou link de downloads – o vBox possui políticas de armazenamento, acesso seguro e rápido e permite colaboração entre as equipes e clientes, com suporte com especialistas, datacenter no Brasil e possibilita que você possa gerar relatórios de acessos dos usuários.

A flexibilidade do vBox facilita a rotina de empresas desde usos mais simples – como a transferência de arquivos pesados, que era feita via FTP para evitar complicações com anexos de e-mail – até necessidades mais complexas, como, por exemplo, substituir totalmente um servidor de arquivos físico para uma plataforma em nuvem totalmente gerenciável

Procurando mais conteúdo especializado sobre sistemas de TI? Dúvidas frequentes sobre o assunto? Quer descobrir como fazer sua empresa aumentar a produtividade? Leia mais em nosso blog em https://www.markpro.com.br/blog/